Marcas de 750 mil postos de trabalho criados e de R$ 350 bi em negócios captados para o estado foram enfatizadas em participação do Estado no novo ciclo do Fórum Lide, realizado nos EUA


Vice-governador destaca crescimento econômico, geração de empregos e sustentabilidade para a atração de investimentos para Minas Gerais

O vice-governador Professor Mateus representou o Governo de Minas, nos dias 1 e 2/9, no Lide Brasil Development Forum, realizado em Washington, nos Estados Unidos. Com o tema central "Potenciais de Investimentos Multilaterais no Brasil", o evento faz parte de um ciclo de iniciativas internacionais para atração de investimentos para o país.

Lideranças dos setores público e privado se reuniram para abordar, além das perspectivas econômicas, pautas como desenvolvimento sustentável, energias renováveis, meio ambiente, educação, saúde, serviços públicos, infraestrutura e saneamento.

Potencial de Minas

As discussões, ao longo da programação, foram distribuídas em painéis com os seguintes temas: "Fatores que promovem o Desenvolvimento Sustentável"; "Como obter melhor acesso aos fundos multilaterais: saneamento / energias renováveis / meio ambiente / saúde e educação"; "Oportunidades de financiamentos para infraestrutura e serviços públicos nos estados e nos municípios brasileiros".

Ao lado de nove governadores (AC, AM, DF, GO, MS, RJ, RO e SE), outros dois vice-governadores (PA e ES), além de prefeitos de 11 cidades do país, Professor Mateus destacou, na oportunidade, alguns resultados que Minas Gerais tem alcançado, como a marca de R$ 350 bi em investimentos atraídos, crescimento relativo de 15% do PIB de MG na participação total do PIB do Brasil, além da geração de 750 mil empregos desde o início do Governo Zema, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

"Somos o estado com o menor índice de desemprego em todo o Sudeste e um dos oito em condição de pleno emprego neste momento, o que é motivo de muita alegria e satisfação para o governador Romeu Zema", pontuou. "Vários dos resultados que atingimos foram alcançados com ajuda dos órgãos multilateriais que estão aqui - e esperamos poder continuar avançando com o apoio dos órgãos de financiamento ao longo do tempo", sinalizou.

O vice-governador de Minas Gerais elencou, também, com base no crescimento econômico, geração de empregos e sustentabilidade, os potenciais do estado para atrair cada vez mais investimentos nacionais e internacionais. 

"Tudo isso tem a ver com o que estamos discutindo aqui: captação de recursos para o setor público. Reconhecemos que, para a gente poder continuar crescendo nessa velocidade, é preciso assumir e desempenhar alguns compromissos", disse, citando a qualificação profissional (por meio do maior programa de formação técnica da história de Minas Gerais - o Trilhas de Futuro), melhoria nas condições de fornecimento de energia e, ainda, investimentos em infraestrutura, tendo em vista que Minas tem a maior malha rodoviária do país.

"O Estado de Minas Gerais, ao longo dos últimos anos, vinha sofrendo com uma falta de capacidade de investimentos derivada de uma gestão financeira catastrófica. Mas a gente já colocou a casa em ordem e, hoje, temos condições de voltar a falar nas grandes áreas de estruturação econômica de MG", ressaltou Professor Mateus. "Seguimos com o desenvolvimento de novos projetos e temos certeza de que vamos continuar contando com as parcerias internacionais. Venham a Minas Gerais: é o melhor lugar para se viver e para se trabalhar", concluiu o vice-governador.

Meio ambiente e transição energética

Minas Gerais foi o primeiro Estado da América Latina e Caribe a aderir à campanha mundial Race to Zero para zerar emissões de carbono. Além disso, fez história em relação à energia solar fotovoltaica como primeiro estado brasileiro a superar a marca de 5 GW em operação, segundo com dados públicos divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

"Minas Gerais também acaba de ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como primeiro lugar entre todos os entes subnacionais do mundo como o Estado que mais se comprometeu com o processo de descarbonização e com as políticas de reversão das mudanças climáticas ao longo do tempo", afirmou Professor Mateus. 


Vale do Lítio

Outro destaque econômico e sustentável de Minas Gerais é a exploração do lítio, o metal da transição energética. Como resultado do projeto Vale do Lítio, lançado mundialmente pelo governador Romeu Zema, 15 mil toneladas já foram embarcadas, a partir do trabalho desenvolvido pela empresa Sigma Lithium, com atuação entre as cidades de Itinga e Araçuaí.

O ponto alto do projeto Vale do Lítio - e também da esperança - é o objetivo de gerar transformação econômica e social para o Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, regiões com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, mas extremamente representativas na concentração do metal raro, utilizado em baterias, ligas metálicas, dispositivos médicos e produção de fármacos (princípio ativo dos medicamentos). 

"O Vale do Lítio abriu uma fronteira em uma das regiões mais pobres do nosso estado e vai ser motivo de muito crescimento ao longo dos próximos anos", enfatizou, lembrando, ainda, que Minas também produz 95% de todo o nióbio consumido no mundo, além de ser um dos maiores produtores mundiais.

Primeira vez

Um momento inédito também marcou esta edição do Lide: o encontro dos gestores públicos com representantes das três organizações com sede em Washington - BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), IFC (Corporação Financeira Internacional) e Banco Mundial. 

Na ocasião, participaram como expositores o presidente do BID, Ilan Goldfajn, o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, o vice-presidente do International Finance Corporation (IFC) para a América Latina, Caribe e Europa, Alfonso Garcia Mora, e o diretor do IFC América do Sul, Manuel Reyes-Retana.

Conforme destacado pelo curador de conteúdo do evento, o presidente do Lide Infraestrutura, Roberto Giannetti, compreender o trabalho dessas instituições e a inter-relação com estados e municípios é essencial para o avanço em projetos e atração de investimentos para áreas prioritárias.

"Um momento importante para a economia brasileira, para alavancar investimentos que, muitas vezes, não possuem financiamentos locais", disse, em mensagem divulgada pelo Lide - Grupo de Líderes Empresariais.

Também participaram o presidente do Senado e Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, senadores, entre outros convidados.
 

Encerramento

A programação do Lide na capital norte-americana foi finalizada, no sábado (2/9), com uma visita à sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com participação de governadores e vice-governadores, prefeitos, senadores e deputados, entre outras autoridades. 

Em rodada aberta para perguntas, Professor Mateus questionou o diretor representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, sobre os prazos para obtenção de financiamento do Profisco 3, tendo em vista que o projeto de recuperação fiscal para Minas Gerais ainda não foi aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Morgan, por sua vez, destacou que os pleitos de Minas Gerais serão atendidos e que os recursos vão chegar. "Ainda mais pelo fato de vocês estarem tentando assinar o Regime de Recuperação Fiscal", sinalizou, parabenizando o Governo de Minas pelo trabalho, empenho e determinação em prol da austeridade e equilíbrio das contas do Estado.

O secretário de Estado de Fazenda (SEF), Gustavo Barbosa, acompanhou o vice-governador de Minas nesta programação.

Próximo encontro

Empresários, gestores públicos e privados, investidores e autoridades voltam a se reunir, na próxima quinta-feira (7/9), em Milão, na Itália, para nova rodada do ciclo de eventos internacionais. 

Na ocasião, Minas Gerais estará representada pelo governador Romeu Zema, que cumprirá agendas de trabalho na Europa (Itália e Áustria), no período entre os dias 5 e 15/9. A missão internacional do Governo de Minas tem como foco a atração de investimento o fortalecimento das relações bilaterais, além de promover o estado no exterior.

Saiba mais sobre a missão internacional neste link.

 

 

Fonte: Agência Minas