Novo pleito foi marcado para o dia 2 de julho e os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para deliberar sobre a escolha dos candidatos entre os dias 9 a 14 de maio.

TRE marca novas eleições suplementares para prefeito e vice em Divisa Alegre

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE) marcou para o dia 2 de julho as novas eleições suplementares para prefeito e vice em Divisa Alegre, no Norte de Minas. O novo pleito ocorrerá porque a primeira eleição suplementar, realizada no mês de dezembro, foi anulada pelo TRE. (Entenda o caso abaixo)

Segundo o TRE, as eleições foram marcadas após aprovação pela Corte da resolução contendo o calendário e as demais instruções que vão reger o pleito no município. A norma será publicada no Diário da Justiça Eletrônico nos próximos dias.

Os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para deliberar sobre a escolha dos candidatos entre os dias 9 a 14 de maio. Após a escolha em convenção, o candidato que será registrado, caso ocupe cargo gerador de inelegibilidade, deve afastar-se no prazo de 24 horas. Ainda de acordo com o TRE, o prazo para entrega dos pedidos de registros de candidaturas será encerrado no dia 17 de maio.

A partir do dia 18 de maio, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral.

Estão aptos para votar os eleitores inscritos no município até o dia 1º de fevereiro de 2023. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 24 de julho.

Entenda o caso

As eleições de 2020 no município foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque a prefeita eleita, Renilda Pereira (PL), teve o registro de candidatura indeferido.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Renilda Pereira, teve o mandato impugnado em razão de ter apresentado o seu pedido de registro, em substituição à então candidata Célia das Virgens, fora do prazo legal.

Em dezembro de 2022, foram realizadas as primeiras eleições suplementares com a escolha de Ademir Alves (Progressista) para o cargo de prefeito. Porém, as eleições foram anuladas porque o partido que lançou a chapa não estava regular no município, inviabilizando a candidatura.

Fonte: g1